Política de Privacidade
A Política de Privacidade da Clemente & Gonçalves Cadastro e Serviços Ltda., inscrita no CNPJ sob o n° 04.798.148/0001-74, aqui representada pela marca CEG CRED, objetiva descrever as práticas adotadas sobre obtenção, uso, armazenamento e tratamento dos dados e informações obtidos por meio de sua plataforma tecnológica, seja via portal, aplicativo, mídias sociais, canais de atendimento e cadastros impressos, em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD.
Esta Política dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, ou quaisquer outras informações fornecidas pelo Usuário ou Visitante ao navegar, acessar e/ou utilizar a plataforma.
Este documento deve ser lido em conjunto com os Termos de Uso e Política de Cookies. Quando o USUÁRIO ou Visitante aceita essa Política de Privacidade e demais documentos, confere sua livre e expressa concordância com os termos neles estipulados. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail juridico@cegcred.com.br.
É importante alertar que a Política de Privacidade para o uso desta plataforma não se aplicará a websites, redes sociais e/ou outros provedores de terceiros que o Usuário ou Visitante possa acessar ou ser redirecionado a partir do acesso de links na plataforma CEG CRED. Recomenda-se que o Visitante ou Usuário verifique as regras de proteção de dados dos respectivos provedores/sites acessados.
Compromisso com a proteção de dados
A CEG CRED está comprometida com a segurança dos Dados de seus Visitantes e Usuários durante todo o processo de navegação na plataforma, utilização dos serviços e envio de solicitação de suporte. Os dados dos Usuários e Visitantes serão mantidos no mais estrito sigilo e não serão vendidos, trocados ou divulgados a quaisquer terceiros, salvo nas hipóteses expressamente estabelecidas nesta Política.
Como os dados dos usuários são coletados?
Os dados são coletados pela CEG CRED quando o Usuário ou Visitante interage com as funcionalidades da Plataforma, fornecendo as informações voluntariamente, como na criação de cadastro e na contratação de serviços.
Os dados podem ser coletados de várias fontes, incluindo:
• dados e informações fornecidas diretamente pelo Usuário ou Visitante por meio de formulários, aquisição de serviços, assinatura de contratos, interação em redes sociais, assinatura de newsletter ou e-book, entre outros
• dados e informações coletadas automaticamente através de cookies ou tecnologias semelhantes (avaliar a Política de Cookies)
• dados e informações coletados de outras fontes, sejam elas públicas, de parceiros de negócios ou em plataformas de terceiros onde a CEG CRED possua conta cadastrada
Quais dados são coletados?
Ao Usuário navegar, interagir, utilizar a plataforma CEG CRED, poderão ser coletados os seguintes dados:
Dados de navegação: poderão ser coletados durante o seu acesso à plataforma, mesmo que o Visitante ou Usuário não esteja cadastrado ou logado:
• Endereço IP
• Sistema operacional do dispositivo
• Navegador do dispositivo
• Session ID • Serviços acessados
• Interações realizadas
• Preferências e comportamento de uso dados de cookies
• Os tipos de dispositivos usado para acessar ou se conectar à plataforma
• ID exclusivo do dispositivo (IMEI)
• Atributos do dispositivo (modelo)
• Versões de sistema operacional e navegador
• Dados de geolocalização
Dados cadastrais: coletados para que o Usuário ou Visitante possa se cadastrar e utilizar os serviços da plataforma:
• Nome completo
• Data de nascimento
• CPF
• RG
• Foto
• Número de telefone celular
• Gênero
• Profissão
• Renda
• Biometria, para a verificação da sua identidade
Dados financeiros: dados financeiros poderão ser coletados para possibilitar a contratação dos serviços disponibilizados na plataforma, seja na abertura de conta, empréstimos, consignado e outros produtos e serviços financeiros:
• Dados de cartão de crédito
• Transações financeiras
• Valores de bens materiais
• Histórico de pagamentos
• Faturas
Dados de contato: estes dados são coletados para viabilizar a comunicação da plataforma com seus Usuários ou Visitantes:
• CPF
• Nome
• Telefone celular
• Empresa
• Assunto
• Conteúdo da comunicação, que pode conter dados pessoais
Outros dados necessários para simulação ou contratação dos serviços disponibilizados na plataforma:
• CPF
• Nome completo
• Gênero
• Celular
• Telefone fixo (opcional)
• Se é aposentado ou pensionista do INSS
• Se é servidor federal ou aposentado do SIAPE
• Se é militar ou pensionista
Ao iniciar uma relação com CEG CRED, o Usuário ou Visitante garante expressamente que fornece apenas dados verdadeiros, atuais e precisos. Garante também que não deturpa sua identidade de qualquer forma no acesso e na utilização da plataforma. O Usuário ou Visitante será o único responsável pelas informações falsas, excessivas ou imprecisas que fornece através da plataforma e pelos danos, diretos ou indiretos, que isso cause a CEG CRED ou a terceiros.
Para que os dados são coletados?
Os dados coletados poderão ser utilizados para as seguintes finalidades:
1. Identificar e autenticar o Usuário ou Visitante na plataforma
2. Administrar, prestar os serviços e cumprir as obrigações decorrentes do pedido de contratação dos serviços disponibilizados
3. Atender adequadamente às solicitações e dúvidas dos Usuário ou Visitantes
4. Manter os cadastros atualizados para fins de contato por telefone, correio eletrônico, SMS ou outros meios de comunicação
5. Aperfeiçoar o uso e experiência da plataforma
6. Para aprimorar os produtos e serviços da CEG CRED
7. Para avaliar riscos relacionados a concessão de crédito, incluindo por meio da verificação de dados com bureaus de crédito
8. Para prevenção a fraudes e outras atividades ilícitas
9. Para oferecer o produto de crédito mais adequado
10. Para envio dos dados a empresas que façam parte da cadeia de suprimentos da plataforma
11. Para desenvolvimento ou aperfeiçoamento dos recursos e funcionalidades das ferramentas eletrônicas
12. Efetuar estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades do comportamento dos Usuários ou Visitantes
13. Informar sobre novidades, produtos, serviços, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes e de relacionamento com os Usuários ou Visitantes
14. Manter um controle interno de tráfego
15. Aprimoramento de controles de segurança
16. Publicidade de eventos
17. Identificar hábitos de navegação do usuário
18. Efetuar estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso da plataforma
19. Para recomendar serviços ou funcionalidades da plataforma, inclusive serviços terceiros, que possam interessar ao Usuário ou Visitante
20. Para redirecionar o Visitante ou Usuário, para o perfil da CEG CRED em outros sites ou plataformas
21. Resguardar direitos e obrigações relacionadas ao uso da plataforma inclusive em medidas judiciais e administrativas
22. Colaborar e/ou cumprir ordem judicial ou requisição por autoridade administrativa
23. Compartilhar os dados coletados com parceiros da CEG CRED para a manutenção da plataforma, seus produtos e serviços
24. Compartilhar e ceder os dados coletados para parceiros, contanto que para a finalidade específica de enriquecer sua base de dados e evitar a ocorrência de fraudes e riscos associados
25. Compartilhar e ceder os dados coletados para as instituições financeiras responsáveis pelo produto/serviço contratado pelo Usuário na plataforma.
A base de dados formada por meio da coleta de dados na plataforma é de propriedade e responsabilidade da CEG CRED Serviços Financeiros LTDA., e não será comercializada e/ou alugada para terceiros, podendo ser compartilhada apenas com seus parceiros de negócios.
O Usuário ou Visitante está ciente que a plataforma poderá realizar o enriquecimento da sua base de dados, adicionando informações oriundas de outras fontes legítimas, o qual manifesta consentimento expresso ao concordar com os termos da presente Política de Privacidade.
Por quanto tempo retemos os dados?
● Clientes: prazo mínimo de 5 (cinco) anos contados da data de encerramento do Contrato, conforme artigo 27 do Código de Defesa do Consumidor – CDC.
● Possíveis novos clientes: prazo mínimo de 6 (seis) meses conforme o Marco Civil da Internet podendo chegar até à 18 (dezoito) meses conforme descrito no Termo de Uso do serviço ou da campanha que coleta os dados. Todos os titulares dos dados podem exercer seus direitos descritos com base na Lei Geral de Proteção de Dados, desde que não haja outras leis que alterem esses tempos ou cumprimentos legais exigidos pelos órgãos reguladores ou governamentais.
Como os dados coletados são armazenados?
Os dados podem ser armazenados em servidores próprios ou de terceiro contratado para esse fim, sejam eles alocados no Brasil ou no exterior, de acordo com a legislação aplicada, podendo ainda ser armazenados por meios de tecnologia de cloud computing e/ou outras tecnologias que surjam futuramente, sempre em ambiente seguro e controlado.
Importante ressaltar que a transmissão de Dados pela internet não é completamente segura por diversos fatores, incluindo fatores de rede e de operação, e CEG CRED não tem como garantir a completa segurança dos dados transmitidos. Qualquer transmissão é de exclusiva responsabilidade do Visitante ou Usuário, que, ao concordar com esta Política, reconhece e assume expressamente tal responsabilidade.
Uma vez recebidos os dados, a plataforma se compromete a assegurar que tais dados estarão seguros. Para prevenir o aceso ou divulgação não autorizada dos dados coletados, são implementados procedimentos físicos, eletrônicos e administrativos adequados.
A CEG CRED não economiza esforços para proteger os dados coletados em sua plataforma, contudo, não pode garantir a mais completa segurança. O acesso ou uso não autorizado, a falha do hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança dos Dados a qualquer tempo.
Quais os direitos do Titular dos dados?
O Titular dos dados, pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento, possui um conjunto de direitos sobre seus dados e como são tratados. Esses direitos poderão ser exercidos em qualquer momento e podem ser resumidos da seguinte maneira:
• Direito de confirmar a existência de tratamento dos seus dados
• Direito de acesso a seus dados
• Direito de correção/retificação de dados incompletos, inexatos ou desatualizados
• Direito de exclusão dos seus dados
• Direito de oposição
• Direito de solicitar anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação
• Direito à portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviços ou produto
• Direito de retirar o seu consentimento para tratamento de dados
• Direito à informação sobre uso compartilhado de Dados
• Direito de não fornecer o seu consentimento para tratamento de dados
• Direito de apresentar reclamações ou denúncias perante o Controlador de seus dados pessoais ou perante a Autoridade Regulatória (Autoridade Nacional de Proteção de Dados ANPD).
Sempre que o Usuário ou Visitante apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a CEG CRED Conta Fecha poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possa comprovar a identidade do Usuário ou Visitante, buscando impedir fraudes e garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a CEG CRED pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio da CEG CRED ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de reter dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da CEG CRED ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
A CEG CRED se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável. Para o exercício dos seus direitos a qualquer tempo e para tirar suas dúvidas, o Usuário ou Visitante pode enviar um e-mail para juridico@cegcred.com.br.
Com quem e por que os Dados dos Usuário e Visitantes são compartilhamos?
A base de dados é propriedade e responsabilidade da CEG CRED, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessário, será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável. Desta forma, para que a CEG CRED possa ofertar os produtos e melhorar sua qualidade de atendimento, os dados dos Usuários e Visitantes podem ser compartilhados em algumas situações específicas, como:
Fornecedores: A CEG CRED contrata outras empresas para realizar trabalhos em seu nome e precisa compartilhar os dados pessoais coletados para prestar serviços disponibilizados na plataforma. Os fornecedores da CEG CRED somente são autorizados a utilizar os dados pessoais para os fins específicos para os quais foram contratados, portanto, eles não irão utilizar dados pessoais para outras finalidades, além da prestação de serviços previstos contratualmente. Entre os fornecedores, estão:
• Empresas de Tecnologia: são usados, por exemplo, serviços de cloud (computação em nuvem) para armazenar a base de dados e há o compartilhamento de dados pessoais com provedores de tecnologia.
• Empresas de dados: empresas de dados ou bureaus são contratados para validar a autenticidade de determinado cadastro para prevenção de fraudes.
• Empresas de Analytics: são utilizados com a finalidade de permitir que CEG CRED compreenda como os usuários interagem com a plataforma para possibilitar a melhoria dos serviços.
• Marketing e envio de comunicações: empresas de marketing e publicidade digital são utilizadas para enviar comunicações, direcionar conteúdo e anúncios de acordo com os interesses dos visitantes e usuários da plataforma.
Instituições Financeiras: A CEG CRED oferece produtos e serviços financeiros de instituições parceiras. Assim, para prestar os serviços a CEG CRED precisa compartilhar os dados dos Usuário ou Visitantes com as instituições financeiras para que estes possam receber propostas, bem como contratar serviços financeiros.
Parceiros de Negócio: A CEG CRED pode atuar em parceria com outras empresas. Assim, em determinados casos, dados pessoais podem ser compartilhados com esses parceiros para a prestação dos serviços financeiros da plataforma.
Órgãos reguladores e Poder público: Para cumprir a lei, resguardar e proteger direitos, a CEG CRED reserva-se o direito de acessar, ler, preservar e divulgar quaisquer dados pessoais que acredita serem necessários para cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial; fazer cumprir esta Política, os Termos de Uso e Política de Cookies; ou proteger os direitos, propriedade e segurança da CEG CRED, seus colaboradores, usuários e outros, sempre de acordo com a legislação aplicável.
Como contatar a CEG CRED?
Para facilitar a comunicação com seus Usuário e Visitantes, a CEG CRED criou um canal de contato e atendimento exclusivo para assuntos relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados, Termos de Uso, Política de Cookies e Política de Privacidade, onde o Usuário ou Visitante poderá se manifestar de forma rápida e fácil, enviando um e-mail para juridico@cegcred.com.br.
E a atualização da Política de Privacidade?
A CEG CRED está sempre buscando melhorar seus serviços e fornecer maior segurança e praticidade ao seu Usuário ou Visitante, sendo assim esta Política de Privacidade pode passar por atualizações. Recomendamos que o Usuário ou Visitante periodicamente leia este documento para ter conhecimento sobre as modificações. Para facilitar a visualização, ao final deste documento informamos a data da última atualização.
Última atualização: 25/10/2022.